O Comitê Olímpico Internacional (COI) suspendeu o Comitê Olímpico da Guatemala (COG), conforme anunciou, neste domingo, em seu site oficial. A punição divulgada pela entidade começou a valer a partir do último sábado (15).
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2022/6/d/aEiMAMRwyWRj98EYARzQ/gettyimages-1330273719.jpg)
Atletas não poderão defender a bandeira da Guatemala nos eventos esportivos — Foto: Getty Images
No dia 8 de setembro, o COI havia dado um prazo até o dia 25 para que algumas medidas fossem tomadas pelo Comitê Olímpico da Guatemala, tal como “conduzir livremente suas eleições de acordo com seus próprios Estatutos e a Carta Olímpica”. As autoridades teriam até o dia 15 de outubro para cumprir as recomendações e, como não houve uma solução amigável, a data marca o início da punição.
A suspensão do COG será sentida pelos atletas guatemaltecos. Isto porque, eles não poderão mais representar o país, competindo sob a bandeira ou o nome nos Jogos Olímpicos e em outros eventos multi-esportivos internacionais.
O COG também não terá mais o direito de operar como um comitê nacional de acordo com seu papel conforme definido na Carta Olímpica. Além disso, não poderá receber nenhum financiamento do Movimento Olímpico até que a suspensão seja encerrada
Fonte: GE