A mídia estatal russa informou, nesta terça-feira, que Anastasia Davydova, secretária-geral do Comitê Olímpico Russo (ROC), fugiu do país. Dona de cinco medalhas de ouro em Olimpíadas no nado sincronizado, a ex-atleta de 39 anos deixou a Rússia em meio a uma mobilização nacional para lutar na Guerra da Ucrânia. Por conta do conflito, inclusive, todas as equipes esportivas da Rússia estão impedidas de realizar períodos de treinamento no exterior.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2022/J/Y/rtUDYZTz6n30yfBTztCw/anastasia-davydova.jpg)
Anastasia Davydova, secretária-geral do Comitê Olímpico Russo (ROC) — Foto: Sefa Karacan/Anadolu Agency
Segundo a agência Tass, Davydova notificou a equipe de sua base de nado sincronizado em Moscou que ela não tem planos de retornar à Rússia. O Comitê Olímpico Russo (ROC) informou que ela não deixou o cargo mesmo com a saída do país.
Anastasia Davydova ocupa a função de secretária-geral desde que se aposentou do esporte. Dentre as esportistas russas, ela só tem menos medalhas de ouro que Svetlana Romashina, também do nado sincronizado.
Embora o Comitê Olímpico Internacional tenha recomendado que atletas e seleções russas sejam banidos das competições internacionais por causa da guerra na Ucrânia, o ROC não foi suspenso.
Inclusive, o presidente da entidade, Stanislav Pozdnyakov, tem sido um firme defensor da guerra na Ucrânia, tendo chegado a dizer que os atletas deveriam ser homenageados se fossem convocados para lutar.
Fonte: GE