Um atleta da Rússia de 14 anos, que não teve nome nem gênero anunciados, foi suspenso por nove meses após ser pego em um exame antidoping. O jogador (ou jogadora), que não teve o nome divulgado por causa da idade, testou positivo para meldonium.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2017/f/9/ADSO23QmG29XrA7zgKYA/1036184421.jpg)
Meldonium — Foto: Reprodução – Sputnik
A pessoa em questão estava competindo em seu segundo ano entre os torneios adultos e foi selecionado, em janeiro, para um teste antidoping aleatório. A Agência Internacional de Integridade do Tênis (ITIA) diz que o jogador poderá voltar a jogar oficialmente em dezembro.A punição foi retroativa à data da suspensão provisória, em 5 de março.
A ITIA acrescentou que a duração da pena foi determinada pela idade do jogador, nível e falta de acesso à educação antidoping, e afirmou que a pessoa em questão teria uma sessão de educação individual como parte de sua reintegração.
No início do ano, durante os Jogos Olímpicos de Inverno, a russa Kamila Valieva, de apenas 15 anos, teve seu doping anunciado. Na época, ela competiu a prova por equipes, em que ganhou ouro antes do doping ser anunciado. Depois, pôde participar da prova individual, mas acabou sofrendo uma queda e ficou em quinto lugar.
Fonte: GE