Carajás Esporte

verde

Frustração

Retrospectiva do Flamengo: com vices na Libertadores e Brasileiro, saldo de 2021 é frustrante

Em ano marcado por problemas de lesão e de calendário, títulos da Supercopa e o tri do Carioca não são suficientes. Ceni e Renato não conseguem identificação com a torcida e são demitidos

O ano de 2021 foi cercado de grande expectativa para o Flamengo em relação a grandes conquistas, mas o clube terminou a temporada com um gostinho de frustração com o segundo lugar da Libertadores e do Brasileiro. De positivo, a conquista da Supercopa e o tri do Carioca.

Depois de ter Rogério Ceni e Renato Gaúcho no comando em 2021, o Flamengo agora vai em busca de um técnico estrangeiro para tentar retomar as conquistas dos títulos mais pesados.

Títulos da Supercopa e o tri do Carioca

Em abril, o Flamengo enfrentou o Palmeiras na final da Supercopa e, depois de um empate em 2 a 2 no tempo regulamentar, com gols de Gabigol e Arrascaeta para os rubro-negros, a disputa foi para os pênaltis.

O Flamengo levou a melhor e venceu por 6 a 5. Pelo Palmeiras, Raphael Veiga, Gustavo Gómez, Gustavo Scarpa, Viña, Gabriel Veron fizeram os gols. Luan, Danilo, Gabriel Menino e Mayke erraram. Pelo Flamengo, Arrascaeta, Vitinho, Gabigol, João Gomes, Michael e Rodrigo Caio marcaram. Filipe Luís, Matheuzinho e Pepê erraram.

Em maio, o tricampeonato carioca veio após vitória por 3 a 1 sobre o Fluminense na decisão. Gabigol, duas vezes, e Gomes marcaram os gols. Foi o 37º título do Campeonato Carioca conquistado pelo clube, e o sexto tricampeonato.

Com direito a áudio vazado, Ceni é demitido

Campeão brasileiro da edição 2020, Rogério Ceni foi demitido pelo Flamengo após derrota para o Atlético-MG, na décima rodada. Os maus resultados no início da competição e o conturbado ambiente interno foram determinantes para a saída.

Para colocar ainda mais lenha na fogueira, um áudio do analista de scout Roberto Drummond foi vazado e continha duras críticas a Ceni: “Cara, ele é uma pessoa ruim. Não tem outra definição. É uma pessoa ruim. O cara é perdido, faz merda, critica departamentos. Ele não tem respaldo do pessoal de cima, deixa ele meio perdido aqui. Mas ele está lá há quase um ano já, ele nunca se interessou em sentar com o pessoal da análise de desempenho, que são os caras de tática e tal, para ver quais são os processos, o que que faz.”

Gerson é vendido para o Olympique de Marselha

Um dos remanescentes do time histórico de 2019, Gerson foi vendido ao Olympique de Marselha por 25 milhões de euros (cerca de R$ 160 mi) e aditivos por metas que podem chegar a 30 mi de euros. O clube ainda mantém de 20 a 25% dependendo do valor de uma venda futura.

Kenedy, Andreas Pereira e David Luiz são contratados

Se no início do ano a movimentação no mercado foi tímida, com a chegada do zagueiro Bruno Viana, a janela do meio do ano foi mais generosa para o Flamengo, que contratou três reforços de peso de clubes inglês: David Luiz, ex-Arsenal, Andreas Pereira, ex-Manchester United e Kenedy, ex-Chelsea.

COMPARTILHE

Recomendado para você

alegria
Autor de dois gols no último jogo, Esli quer “transmitir alegria” quando entra em campo
invicto
Com derrota da Tuna, Paysandu é o único invicto do Campeonato Paraense
FPF
Caeté e Águia repudiam ataque racista contra o atacante Fidelis
Parazão
Júlio foca em “corrigir erros” da Tuna para reverter vantagem do São Francisco no jogo de volta das quartas