O Remo iniciou na segunda-feira, 3, o período de pré-temporada no Estádio Banpará Baenão. Durante a apresentação, 18 jogadores estiveram na casa azulina, dentre eles o goleiro Vinícius e os zagueiros Kevem e Marlon, remanescentes da temporada 2021, e os novatos Ricardo Luz e Rony, ambos laterais direitos, e os atacantes Whelton e Veraldo.
Nesta primeira semana, os jogadores azulinos vão passar por avaliações médicas, fisiológicas e físicas. Em entrevista divulgada pela RemoTV, o fisiologista do clube, Erick Cavalcante, detalhou as etapas que precisam ser seguidas neste momento. Segundo ele, tudo isso é para dar condições para que a comissão técnica, liderada por Paulo Bonamigo, possa trabalhar com os atletas dentro de campo.
“Fizemos uma avaliação fisiológica que é muito importante, mesmo para os atletas que são remanescentes, mas ficaram um período de inatividade. Então é como se começasse do zero. Precisamos de dados deles do momento para entender como está o comportamento físico e fisiológico desses atletas e poder passar pra comissão técnica. Para quem está chegando, vamos cadastrar esses atletas em nosso sistema para que possamos ter o controle de aplicação de carga correta e possamos estar no dia a dia dando condições para que a comissão técnica possa trabalhar com esses atletas”, disse.
Erick revelou ainda que alguns jogadores retornaram ao clube apresentando um quadro de gripe. Além disso, ele especifica que alguns exames, como a “termográfia”, está sendo utilizada neste momento para apontar possíveis focos de futuras lesões e também resíduos de lesões antigas que alguns atletas podem ter tido recentemente.
“Na parte fisiológica, fizemos o teste antropométrico, para verificar peso, altura e percentual de gordura, que hoje em dia em bem sucinto. Por questões da pandemia, estamos fazendo a verificação da saturação e da frequência cardíaca de alguns atletas. Inclusive, alguns atletas se apresentaram gripados. Na parte de verificação mais direta, fizemos ‘termográfia’, que são imagens termográficas para que a gente tenha um quadro desses atletas para servir de parâmetro para prováveis lesões ou resíduo de lesão. Na parte de força, fizemos uma força isométrica via célula de ‘elastic’ e força dinâmica via plataforma de salto. Além disso, estamos fazendo o teste de soccer. Na parte aerodinâmica, estamos fazendo a verificação de lactato CK, que é laboratorial”, finalizou.
Até o próximo sábado, 8, o elenco azulino segue em Belém realizando os exames clínicos e físicos. No domingo, 9, a deleção viaja para Parauapebas, onde vai ficar até o dia 22 de janeiro intensificando a pré-temporada. A estreia azulina na temporada 2022 está marcada para o dia 27 de janeiro, às 20h, no Estádio Banpará Baenão contra o Amazônia Independente, em jogo válido pela primeira rodada do Parazão.