Carajás Esporte

verde

DIA DA MULHER

Câmara homenageia servidoras em alusão ao Dia Internacional da Mulher

Nesta quarta-feira (08/03) as servidoras da Câmara Municipal de Canaã dos Carajás participaram de um animado café da manhã, em razão do Dia Internacional da Mulher. O objetivo é homenagear as mulheres e lembrar de sua importância no dia a dia da sociedade.

História

A história conta que no dia 8 de março de 1917 cerca de 90 mil operárias russas percorreram as ruas reivindicando melhores condições de trabalho e de vida. Esse evento, deu origem ao Dia Internacional da Mulher, ficou conhecido como “Pão e Paz”. Entretanto, ao longo da história, outros acontecimentos recordam a luta das mulheres, que faziam longas jornadas de trabalho, recebiam salários muito baixos e, além disso, não tinham direito ao voto. Anterior ao movimento das operárias russas, em 1908 houve uma greve das mulheres que trabalhavam numa fábrica de confecção de camisas chamada Triangle Shirtwaist Company, localizada em Nova York. Essas trabalhadoras costuravam cerca de 14 horas diárias e recebiam entre 6 e 10 dólares por semana.

No dia 25 de março de 1911 um incêndio na fábrica Triangle Shirtwaist Company matou 146 mulheres, dentre as 500 que trabalhavam lá – desse número, cerca de 20 eram homens. A maioria das funcionárias que morreram eram imigrantes judias e algumas tinham apenas 14 anos.

Diante desse panorama, a criação de um dia dedicado à luta das mulheres foi sendo pensada.

Existem versões diferentes sobre a origem do Dia Internacional da Mulher. Entretanto, tanto o protesto na Rússia como a greve nos Estados Unidos tinham um objetivo comum, que era alertar sobre o estado insalubre de trabalho que as mulheres estavam sujeitas.

Em homenagem à luta e às conquistas das mulheres, o Dia Internacional da Mulher foi definitivamente instituído pela ONU no ano de 1975, sendo que a escolha do dia 8 de março está relacionada com a greve das operárias russas de 1917.

No café da manhã de hoje as servidoras foram presenteadas com o sorteio de vários brindes entre elas. O presidente da casa, Dinilson José, comentou sobre a importância do evento:

– É importante a gente lembrar do grande valor que a mulher tem para a sociedade. Parabenizamos todas as servidoras e todas as mulheres Canaenses por esse dia. Na verdade todo dia é dia de celebrarmos a importância da mulher pra nós, mas hoje é uma comemoração. Parabens a todas. Que Deus possa abençoar a família de cada uma, sempre guiando no caminho do amor, da esperança e de todas as virtudes que fazem da mulher este ser tão especial.

COMPARTILHE

Recomendado para você

alegria
Autor de dois gols no último jogo, Esli quer “transmitir alegria” quando entra em campo
invicto
Com derrota da Tuna, Paysandu é o único invicto do Campeonato Paraense
FPF
Caeté e Águia repudiam ataque racista contra o atacante Fidelis
Parazão
Júlio foca em “corrigir erros” da Tuna para reverter vantagem do São Francisco no jogo de volta das quartas