No próximo sábado (12), Israel Adesanya coloca o cinturão dos pesos-médios em jogo contra Alex “Poatan” Pereira, na luta principal do UFC 281, em Nova York (EUA). Mas os rivais são conhecidos de longa data, dos tempos em que competiam no kickboxing, antes de migrarem para o MMA.
Nos dois confrontos anteriores, em 2016 e 2017, o brasileiro levou a melhor sobre o nigeriano. Na primeira luta, um duelo mais equilibrado, decidido pelos juízes por decisão unânime. No ano seguinte, na revanche no Brasil, Alex Poatan venceu por nocaute e obrigou Adesanya a recorrer ao oxigênio em cima do ringue para se recuperar.
Nas últimas semanas, Alex Poatan – que sempre se manteve mais discreto nas provocações – usou suas redes sociais para “lembrar” o velho rival dos confrontos anteriores no kickboxing.
E, após Israel Adesanya desdenhar do histórico entre os pesos-médios, alegando que “agora é MMA”, Alex Poatan também recorreu às redes sociais para mostrar algumas fragilidades do nigeriano dentro do ringue.
Israel Adesanya foi o primeiro a migrar definitivamente para o MMA e não demorou a chegar ao UFC, onde estreou em fevereiro de 2018. Na organização, enfileirou adversários e sua única derrota foi para o meio-pesado polonês Jan Blachowicz, em março de 2021. O campeão nigeriano (23-1) chega à luta principal do UFC 281 após três vitórias seguidas, contra Marvin Vettori, Robert Whittaker e Jared Cannonier.
A história de Alex Poatan no MMA e no UFC é bem mais modesta que o rival. Sua única derrota nas artes marciais mistas foi em 2015, para Quemuel Ottoni, no Jungle Fight. Depois, foram seis vitórias em sequência, incluindo as três (Andreas Michailidis, Bruno Silva e Sean Strickland) que tem no UFC, onde entrou em novembro de 2021.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2022/c/H/LNA8VBTCWBAb06FJyoCQ/adesanya-x-poatan.jpg)
Israel Adesanya e Alex Poatan já se encontraram no kickboxing antes de se enfrentarem no UFC 281 — Foto: Infoesporte
Serviço do UFC 281
O UFC 281, que acontece neste sábado, tem transmissão ao vivo e com exclusividade de todo o card no Combate. Às 19h30 (de Brasília), a transmissão começa com o “Aquecimento Combate”. As duas primeiras lutas também serão exibidas no Tempo Real do Combate.com e no Youtube do Combate.
Na quarta-feira, o SporTV 2, o Combate e o Youtube do Combate transmitem a coletiva de imprensa do UFC 281, com as presenças de Israel Adesanya e Alex Poatan, a partir das 20h. Na sexta-feira, o Combate e o Youtube do Combate exibem a pesagem cerimonial, a partir das 16h30.
UFC 281
12 de novembro de 2022, em Nova York (EUA)
CARD PRINCIPAL (0h, horário de Brasília):
Peso-médio: Israel Adesanya x Alex Poatan
Peso-palha: Carla Esparza x Weili Zhang
Peso-leve: Dustin Poirier x Michael Chandler
Peso-galo: Frankie Edgar x Chris Gutierrez
Peso-leve: Dan Hooker x Cláudio Puelles
CARD PRELIMINAR (20h, horário de Brasília):
Peso-leve: Brad Riddell x Renato Moicano
Peso-meio-pesado: Dominick Reyes x Ryan Spann
Peso-mosca: Molly McCann x Erin Blanchfield
Peso-médio: Andre Petroski x Wellington Turman
Peso-palha: Karolina Kowalkiewicz x Silvana Gomez Juarez
Peso-pena: Mike Trizano x Seung Woo Choi
Peso-leve: Ottman Azaitar x Matt Frevola
Peso-galo: Julio Arce x Montel Jackson
Peso-meio-pesado: Carlos Ulberg x Nicolae Negumereanu
Fonte: GE