No dia 16 de abril de 2003, Michael Jordan entrava em quadra com a camisa do Washington Wizards, na Filadélfia, para anotar 15 pontos em 28 minutos contra os Sixers e completar os 82 jogos da temporada regular sem ausências. Aos 40 anos de idade e 15 campanhas na NBA, era a hora do ponto final, no que muitos imaginavam ser uma carreira incomparável pelas décadas seguintes.
Dois meses e 10 dias depois, LeBron James era escolhido na primeira posição do draft.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2022/f/N/BtxfQMTpanTxFuYHHiGQ/carrossel-lebron.jpg)
LeBron James — Foto: Arte ge
O debate sobre o melhor de todos os tempos esteve interditado por anos, mas o título na bolha da Flórida em 2020, pelo Los Angeles Lakers, derrubou a última barreira na imprensa dos Estados Unidos. Provavelmente, de forma tardia.
Em 2022, aos 38 anos, James inicia a 20ª temporada da carreira com perguntas sobre a instabilidade nos Lakers e o recorde de pontos totais de Kareem Abdul-Jabbar em temporadas regulares. Para ele, no entanto, o jogo já virou. Sua maior preocupação é chegar com saúde ao possível primeiro ano de NBA do filho mais velho, Bronny, elegível para o draft em 2024.
– Meu último ano será jogando com meu filho. Onde quer que Bronny esteja, é onde estarei. Eu faria o que fosse preciso para jogar com meu filho por um ano. Não é sobre dinheiro nessa altura – declarou ao site The Athletic, no último mês de fevereiro, e em diversas outras oportunidades.
O recorde mais cobiçado
Na cultura do mar de estatísticas da liga, pontos em temporadas regulares e pontos em playoffs não se misturam. Fosse este o caso, LeBron já teria a coroa há algum tempo. São 44.693 no total, com 37.062 apenas nos duelos da fase inicial. Abdul-Jabbar, astro dos anos 70 e 80, contou 38.387.
Se mantiver os 30,3 pontos de média da última temporada – a segunda melhor nos 19 anos de carreira -, LeBron grava seu nome em mais esta marca no jogo 44, por volta do mês de janeiro.
Estou meio que admirado com isso. Tipo, uau! Sentar aqui e saber que estou prestes a quebrar provavelmente o recorde mais cobiçado da NBA, algo que as pessoas diziam que provavelmente nunca seria feito… Acho super legal
A quantidade de números e recordes de LeBron tende ao infinito, mais ainda pela longevidade. Se, no início da carreira, era costume ser “o mais novo” a alcançar diversas marcas, à beira dos 40, passa a frequentar a prateleira do “mais velho” e do topo dos números totais.
Alguns dos feitos
- Único jogador na história com mais de 30 mil pontos, 10 mil rebotes e 10 mil assistências em temporadas regulares
- Maior sequência de temporadas regulares com médias maiores que 25 pontos por jogo (18). Só ficou abaixo no seu primeiro ano (20,9)
- Número um na história dos playoffs em pontos, cestas de quadra, lances livres certos, roubos, partidas jogadas e minutos jogados
- Único jogador da história da NBA a ser top 10 em pontos, rebotes, assistências, roubos e tocos em playoffs
- Última vez em que anotou menos de dez pontos em um jogo foi em janeiro de 2007, contra o Milwaukee Bucks; são mais de mil jogos seguidos, em mais de 15 anos
- Jogador que mais foi selecionado para o primeiro time All-NBA da temporada (13) e para um dos três times All-NBA da temporada (17) na história