Com três derrotas em sequência no Campeonato Paulista de basquete, o Franca perdeu a liderança e tem sofrido com as ausências de seu “big 3” formado pelo armador Georginho, o ala-pivô Lucas Dias e o pivô Lucas Mariano.
O trio e também o técnico Helinho estão com a seleção brasileira e o Franca tem aproveitado para dar tempo de quadra a jovens atletas.
Após perder por 97 a 68 do São Paulo, na quarta-feira, no Morumbi, o auxiliar técnico Pablo Costa, que tem comandado o time, citou a falta do trio, mas destacou o amadurecimento de atletas como Zu Jr., Du Klafke, Reynan, Nathan Mariano, Nascimento, Vitor e João Paulo Almeidda, que também integram o time francano que disputa a Liga de Desenvolvimento (LDB), espécie de campeonato brasileiro de base.
– Com o retorno dos jogadores, a gente ganha a maioridade, a experiência e a qualidade na definição, tem o sistema que gostamos de abrir a quadra, como não temos tantos bons jogadores em aproveitamento, faz com que a defesa feche, então, os retornos serão importantes, mas estamos ganhando experiência, com os meninos vivenciando essas dificuldades, em Franca fomos bem nas partidas [derrotas para Paulistano e Corinthians], mas eles estão aprendendo com esses jogos. Temos alguns desafios, jogamos a LDB em paralelo e vamos preparar para São José e Bauru, que são importantes para a classificação – analisou Pablo sobre os próximos rivais do Franca Basquete no Campeonato Paulista.
O time soma cinco vitórias e três derrotas e ocupa a vice-liderança da primeira fase. Caso fique entre os cinco melhores neste primeiro turno, já garante sua vaga aos playoffs e apenas disputará com os outros quatro times mais bem classificados seu posicionamento na próxima fase (do primeiro ao quinto lugar).
Ainda desfalcado, o Franca voltará à quadra na próxima terça-feira, às 20h10, quando enfrentar o São José, no Pedrocão.