Carajás Esporte

verde

VIZINHOS

Flamengo aposta em trio argentino para voltar a ser campeão do NBB

Contratatados para a atual temporada, Penka Aguirre, Jose Vildoza e Martin Cuello são algumas das armas do técnico Gustavo de Conti para recuperar a hegemonia do basquete brasileiro

O castelhano nunca foi tão falado na Gávea. Depois de ficar com o vice-campeonato na temporada passada, o Flamengo resolveu apostar num trio de argentinos para voltar a conquistar o NBB (Novo Basquete Brasil). Contratados na janela do meio do ano, Penka Aguirre, Jose Vildoza e Martin Cuello são algumas das armas do Rubro-Negro, que estreia neste sábado às 18h30 contra o Minas, em Belo Horizonte – o sportv2 transmite ao vivo.

– Eu gosto muito de trabalhar com jogadores argentinos, especialmente esses que têm muita qualidade, são líderes e que possuem um estilo de jogo muito parecido com o que eu gosto. Eles também são caras que sabem acelerar o jogo, mas também controlar no cinco contra cinco. Enfim, acho que conseguimos montar um elenco equilibrado – comentou o técnico Gustavo de Conti.

Penka Aguirre e Jose Vildoza no treino do Flamengo — Foto: Reprodução

Penka Aguirre e Jose Vildoza no treino do Flamengo — Foto: Reprodução

O primeiro a chegar foi Nicolas “Penka” Aguirre. Com 1,89m e 34 anos, o jogador é hexacampeão argentino, campeão da Liga das Américas, e, em 2015, foi MVP da Liga Argentina. Atleta da seleção hermana, ele estava no Peñarol antes de chegar à Gávea no fim de junho.

– Todos sabemos que o Flamengo é um clube grande, muito vencedor no basquete, como vem mostrando nos últimos anos e nós estamos aqui fazendo uma preparação 100% para chegar forte no NBB e buscar esse título – comentou o armador.

Martin Cuello Flamengo basquete — Foto: Reprodução

Martin Cuello Flamengo basquete — Foto: Reprodução

– Estou muito feliz por estar aqui. Agradeço ao clube por confiar em mim. Todos sabemos como o Flamengo é grande, temos muitos desafios pela frente e vamos lutar por isso. Vamos deixar o Flamengo no topo, como ele merece – frisou.

Por fim, já em julho, o clube carioca fechou com mais um armador: Jose Vildoza. Considerado um dos melhores na sua posição na da América do Sul, o jogador de 26 anos e 1,91m estava no KK Cibona, da Croácia antes de ser contratado pelo Flamengo.

– Eu já conhecia o Flamengo de tê-lo enfrentado pelo San Lorenzo. Sabemos que é um clube grande, de massa e nós sabemos da responsabilidade que teremos de levar o time de volta à conquista do NBB – afirmou.

Fla tem histórico de muitos argentinos

 

Desde que tornou-se uma potência no basquete, o Flamengo vem investindo bastante na contração de jogadores argentinos. Em 2011/12, o clube anunciou a chegada de Federico Kammerichs, MVP da Liga das Américas da temporada anterior atuando pelo Regatas Corrientes.

Pouco depois, em 2013, chegou à Gávea aquele que seria um dos maiores ídolos da história do basquete rubro-negro. Contratado junto ao Lanús, Nicolás Laprovittola – hoje no Barcelona – ganhou todos os títulos possíveis com a camisa do Flamengo: duas edições do NBB, uma Liga das Américas e a Copa Intercontinental de 2014. Laprovittola deixou o Flamengo em 2015.

Laprovittola em ação pelo Flamengo em 2015 — Foto: Ricardo Bufolin/Divulgação ECP

Laprovittola em ação pelo Flamengo em 2015 — Foto: Ricardo Bufolin/Divulgação ECP

 

O último argentino de destaque a vestir a camisa rubro-negra foi Franco Balbi, que deixou o clube após o NBB 2021/22. Em quatro anos de Flamengo, o armador levantou quatro Cariocas, dois NBBs, uma Champions League Americas, uma Copa Intercontinental e duas Copas Super 8.

– A cultura basquetebolista na Argentina é diferenciada. Não é à toa que o sucesso do Flamengo passou por craques como Filloy, Laprovittola, Herman e Balbi. A internacionalização da marca está trazendo frutos também no basquete. O FlaBasquete, com Vildoza, Penka Aguirre e Loku Cuello, poderá reeditar as equipes inesquecíveis da nossa história – comentou o vice-presidente de esportes olímpicos do Flamengo, Guilherme Kroll.

 

 

COMPARTILHE

Recomendado para você

Rogério Ceni
Com piadas e sorrisos, Ceni traz versão paz e amor para Salvador: “Sorria, você está na Bahia”
VASCO
777 Partners se aproxima de acerto para compra do Everton
BOTAFOGO
Bruno Lage diz que protegeu elenco do Botafogo em coletiva: “Quero a pressão em mim”
copa do brasil
São Paulo tem maior tempo livre para treinos desde o Paulistão