A Espanha venceu a França na final do Eurobasket neste domingo por 88 a 76 e conquistou o tetracampeonato da principal competição europeia de basquete. Para os fãs do esporte, o roteiro de ressurgimento da seleção espanhola já seria digno de filme; mas, para os aficionados por cinema, a decisão contou com uma atuação ainda mais especial.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2022/O/v/MrBJstRimwTKFPXmfE5w/gettyimages-1243340694.jpg)
Willy Hernangomez e Juancho Hernangomez comemoram título da Espanha no Eurobasket 2022 — Foto: Pedja Milosavljevic/DeFodi/Getty Images
O destaque e cestinha do último capítulo da jornada hispânica ao topo foi Juancho Hernangomez, ala-pivô que joga na NBA. Porém, para os cinéfilos, ele é Bo Cruz, personagem do filme “Hustle” (Arremesso Alto, em português), da Netflix, produzido por Adam Sandler e LeBron James. Na história ficcional lançada há poucos meses, o agente Stanley Sugerman (interpretado por Sandler) está em busca de um novo astro para a NBA (ele é olheiro do Philadelphia 76ers), encontra Bo Cruz (interpretado por Juancho) jogando na Espanha e o leva para os Estados Unidos. O filme ainda conta com uma dezenas de jogadores atuando e jogando. Mas retornemos à final em Berlim, na Alemanha, neste domingo. Vitória espanhola que recebeu os parabéns até mesmo de Adam Sandler.
Juancho Hernangomez fez 27 pontos, sendo sete deles em cestas dos três. Uma sequência de seis acertos da linha dos três do ala-pivô, no segundo quarto, aliás, foi o ápice de sua atuação cinematográfica na decisão contra os franceses. Para completar a noite estrelada da família, o irmão mais velho de Juancho, Willy Hernangomez, foi eleito o MVP, jogador mais valioso, da competição –o que tirou sorrisos e lágrimas do irmão mais novo no momento da premiação.
O Eurobasket deste ano contou com mais de 30 jogadores que atuam na NBA. Na campeã Espanha estavam Usman Garuba, do Houston Rockets, além dos irmãos Juancho (Toronto Raptors) e Willy Hernangomez (New Orleans Pelicans). Na França, vice-campeã, jogam outros cinco, destaque para Rudy Gobert, do Minnesota Timberwolves, e Evan Fournier, do New York Knicks. A terceira colocada Alemanha, que jogou em casa, contou com Dennis Schroder, do Los Angeles Lakers, entre os destaque do basquete norte-americano. Ainda estiveram na competição o sérvio Nikola Jokic, o grego Giannis Antetokounmpo e o esloveno Luka Doncic, para ficam em alguns dos principais nomes da NBA e da Europa. E em meio a tantos astros, brilhou a estrela de Juancho, o Bo Cruz que nem sequer Adam Sandler imaginaria encontrar.